Em Goiânia desde segunda-feira (13/5), grupo de especialistas do banco participa de audiências com integrantes da Unidade Executora do Programa Macambira Anicuns e demais órgãos da administração municipal
O prefeito Rogério se reuniu, nesta última quinta-feira (16/5), em seu gabinete, no Paço Municipal, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para dar andamento às tratativas preparatórias da segunda etapa de obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama II).
A reunião contou com a presença do especialista sênior em saneamento básico, Gustavo Mendez, que comanda a comitiva do BID, dos especialistas da instituição financeira Tiago Pena, Maria Eduarda Govêa e Flávia Carneiro da Cunha, além do secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran de Sousa Ribeiro, e do coordenador executivo da Unidade Coordenadora do Programa, Flávio Máximo.
O encontro integra as atividades da missão de identificação do BID, em Goiânia, cujo objetivo é levantar os dados e ações necessárias para a preparação da segunda etapa de obras do Puama. O grupo – que também conta com outros especialistas e consultores nas diversas áreas de atuação do Banco – está na capital desde segunda-feira (13/5), e vem discutindo com os especialistas da Unidade Executora do Programa os dados pertinentes à execução, desde a atualização dos projetos das obras ao reassentamento de famílias da área de abrangência do Puama II.
Durante a reunião com o prefeito, Gustavo Mendez fez um breve relato das atividades que vêm sendo desenvolvidas, e as ações necessárias a partir de agora para cumprimento dos trâmites para aprovação do empréstimo no diretório do banco em Washington. Também foram discutidas questões ambientais, de gênero e ações para o fortalecimento das ações de sustentabilidade no âmbito das obras do programa.
Na oportunidade, o prefeito Rogério destacou a iniciativa da administração municipal no engajamento de ações que visam a manutenção do sistema de drenagem pluvial com a utilização de robôs de vídeoinspeção e limpeza das galerias. A ação da prefeitura foi motivo de elogio por parte dos representantes do BID, pelas boas práticas, que destacaram não conhecer tal iniciativa em outros municípios do país, o que faz com que Goiânia seja uma das cidades pioneiras nesse tipo de ação e utilização de tecnologias.
Carta-Consulta
Visando dar continuidade às obras do Puama, e estender seus benefícios aos moradores da Região Norte da capital, a Prefeitura de Goiânia protocolou, no dia 28 de abril de 2023, uma carta-consulta para obtenção de empréstimo para viabilizar a implantação da segunda etapa de obras e ações remanescentes previstas no Puama II. No dia 6 de setembro do mesmo ano a carta foi aprovada na 168ª Reunião da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), órgão do Ministério do Planejamento e Orçamento, atingindo a 6ª colocação num ranking de 25 projetos analisados, superando mais uma fase junto ao governo federal.
A preparação do Puama II atende à demanda de dar continuidade às obras e atividades remanescentes, tendo em vista que a primeira etapa do programa não abrangeu todas as metas físicas desejadas. Portanto, estão em andamento as ações de preparação da segunda etapa do programa junto ao governo federal e ao BID, que será a instituição financiadora das obras. O escopo previsto para a segunda etapa do Puama prevê obras para a recuperação de áreas degradadas ao longo dos setores 9, 10 e 11, do parque linear, entre a Vila São José e o Setor Urias Magalhães, Região Norte da capital.
De acordo com Seplanh, serão executadas obras de micro e macro drenagem, ampliação da mobilidade e capilaridade viária, com abertura de novas vias e melhoria das vias existentes, eliminação de lançamento de esgotos clandestinos, redução das áreas de inundação e o restabelecimento do equilíbrio da fauna e flora ao longo dos trechos de intervenção.
Com isso, busca-se mitigar a ocorrência de assoreamento, realocação de famílias que estão nas áreas de risco contíguas e nas áreas de interferência do programa, implementação de inovações tecnológicas digitais para melhoria da interface com a população, e implantação de um eficiente sistema de alerta contra inundações na região. Há, ainda, a promoção de ações de comunicação social e educação ambiental com a população lindeira ao Puama, visando o uso consciente dos espaços urbanos a serem construídos.
Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) – Prefeitura de Goiânia
Tags: Goiânia